Piscina em casa? Saiba qual a melhor planta.
Ter uma piscina em casa é levar beleza e conforto para o dia a dia dos moradores. E para valorizar este espaço, que por si só já é especial, nada melhor que um bom projeto de paisagismo. Plantas ao redor ou próximas à piscina sempre são muito bem-vindas e trazem aconchego para o ambiente.
Um dos pontos iniciais a se pensar é onde a piscina está inserida e a circulação em torno dela. Por isso desenhar caminhos alternados com plantas e arbustos para sombreamento é uma ótima opção para harmonizar o espaço.
A escolha das plantas é uma tarefa difícil, mas é essencial a presença das mesmas para dar aquele colorido especial. O bom é escolher espécies que se adaptem à luz natural, possam receber sol de forma direta e que não tenham muitas folhas. Isso porque a natureza tem um crescimento natural, então as folhas tendem a cair, as plantas a secarem e as árvores a se expandirem.
Um erro muito comum é plantar espécies frutíferas perto da borda. Na época dos frutos, os pássaros se alimentam e o que sobra cai na água. Mantê-la sempre transparente, neste caso, passa a ser uma missão quase impossível, já que será necessário um tratamento intensivo da água.
Se você mora em um lugar com temperatura mais amena, parta para as plantas que têm efeito ornamental: além de causar um visual de encher os olhos, elas podem ser usadas também no restante do terreno. Entre elas estão as que são altas e que promovem uma barreira visual como Kaizuka (Juniperus chinensis). Com folhas que crescem para cima e por ter poda constante, ela é plantada, geralmente, a uma distância de 60 cm e em sequência, de acordo com o tamanho do terreno. Sua sombra se torna um paredão no final da tarde (dependendo da posição da casa com relação ao sol) e sua altura promove privacidade. Outras espécies que adoram esse clima são Abélias (Abelia grandiflora) e Hibiscos (Hibiscus rosa sinensis), que florescem o ano inteiro, e a Gardênia (Gardenia jasminoides), cuja aparição se dá na primavera.
Já se a sua casa estiver em um local quente a maior parte do ano, o hibisco da Síria (Hibiscus syriacus), os Bambus (Bambu gracilis) e as Palmeiras agregam tropicalidade e deixam o entorno da piscina impecável. Cogite também os Jerivás (Syagus) e Cicas (Cycca revoluta), altos e belos, que podem ficar mais distantes, porém com uma sombra elegante durante uma parte do dia. Nos arbustos mais baixos, as Mussaendas se dão bem em climas quentes. Com flores lindas, vale apostar ainda nas Helicônias, na Ave-do-Paraíso (Strelitzia) ou na Orquídea-Bambu (Arundina) que não soltam as folhagens.
Av. Coemitanga, Qd 102, Lt. 11, Casa 02, Bairro Cardoso, Aparecida de Goiânia-GO. CEP: 74934-001
(62) 9 9600.0660
[email protected]net.br
2018. Todos os direitos reservados. Criado por: Play Market